Weby shortcut

Produção Florestal

Atualizado em 22/08/18 12:18.

Informações Gerais

 

Período: 03/2018 – 03/2020

Regional: Jataí

Unidade Acadêmica Especial responsável: Ciências Agrárias

Site da Regional responsável: http://www.jatai.ufg.br/

Telefone: (0**64) 3606-8331

  

Coordenador (a): Prof. Dr. Danival Vieira de Freitas

Telefone: (64) 3606-8300

E-mail: danivalfreitas@hotmail.com

Sub-Coordenador (a): Prof. Dr. Edmilson Santos Cruz 

Telefone: (64) 3606-8300

E-mail: edsantoscruz@yahoo.com.br

 

Objetivos do Curso

O Curso de Especialização em Produção Florestal destina-se à formação de profissionais das áreas de Recursos Florestais e afins, preparando-os para os desafios colocados nesta nova fase política, econômica e tecnológica mundial. Os egressos do curso de especialização estarão capacitados para produzir madeira em regiões com baixa qualidade do solo e variações climáticas; melhorar e disponibilizar os métodos atuais de desenvolvimento de novas variedades; gerar metodologias de clonagem massal; implantar e manejar florestas clonais; implantar a “silvicultura de precisão”, voltada para a maximização das condições naturais de ocupação do solo e da futura colheita e para a minimização dos impactos sobre as florestas naturais remanescentes; avaliação de espécies alternativas (aos eucaliptos, pinus e acácias) para reflorestamento, visando atender à demanda de mercado de forma ecológica e economicamente sustentável; conservar os recursos genéticos florestais localizados em fragmentos dentro de pequenas propriedades rurais, para produção em regime sustentável de produtos não madeiráveis; e por fim gerar produtos florestais inovadores.

 

Conteúdos Temáticos

Conteúdo Temático

CH

Prática

CH

Teórica

Ementa

Metodologia Científica e Tecnológica aplicada às Ciências Florestais

 0

 30

Métodos e técnicas científicas. Tipos de pesquisa. Características e tipos de pesquisa. Etapas da pesquisa. Projeto de pesquisa. Redação técnico-científica. Normas para elaboração e apresentação de informes científicos (ABNT). Técnica e tecnologia. A tecnologia e suas características. Lógica na pesquisa tecnológica. A inovação tecnológica. Ciência, tecnologia e a questão humana. Propriedade intelectual. 
Projetos e Gerenciamento de Processos

 10

 20

Ementa: Problemas das cadeias produtivas florestais. Problemas complexos no campo do agronegócio florestal. Conceituação de planejamento. Projetos: conceitos, tipos e finalidades. Etapas da elaboração de projetos. Partes constituintes de um projeto florestal. Critérios de avaliação econômica de projetos. Estudo da formulação e planejamento de projetos florestais. Avaliação econômica e social de projetos florestais. Conceituação de processos. Integração de processos. Metodologias, técnicas e ferramentas para a racionalização de processos organizacionais.  
Estatística Aplicada à Produção Florestal

 36

 24

 

Importância da estatística na Engenharia Florestal. Análise descritiva e exploratória de dados. Inferência estatística. Planejamento e análise de experimentos.

Produção de Mudas Florestais

 20

 25

 

Qualidade Fisiológica de Sementes Florestais. Tecnologias de produção de florestais. Pragas e doenças em viveiros florestais. A planta sob estresse. Rustificação de mudas. Determinação do crescimento e da produção de biomassa. Qualidade de mudas florestais.

Silvicultura de Espécies Nativas

 10

 20

 

Histórico da degradação e da silvicultura de espécies nativas no Brasil; Restauração florestal; Sistemas Agroflorestais; Monitoramento de áreas em processo de recuperação; Produção florestal na Reserva Legal.

Silvicultura de Espécies Plantadas

 10

 20

 

Distinguir e caracterizar diferentes essências florestais plantadas e reconhecer a importância das mesmas no aspecto econômico e conservacionista. Técnicas florestais das principais culturas florestais da região centro-oeste do Brasil. 

Mensuração e Inventário Florestal

35 

 40

 

Princípios de mensuração florestal. Relações hipsométricas e volumétricas. Processos de amostragem aplicados no levantamento de populações florestais

Tecnologia de Produtos Florestais

 20

 40

Conceituação da madeira. Características anatômicas das madeiras de coníferas e folhosas. Propriedades físicas da madeira. Composição química da madeira. Propriedades mecânicas da madeira. Relação entre as propriedades fundamentais e a aplicação tecnológica da madeira. Adesão e adesivos para madeira. Tecnologia dos painéis laminados, particulados, de fibras, cimento-madeira e compósitos. Avaliação da qualidade dos painéis reconstituídos. Transformação da biomassa em combustíveis energéticos renováveis e biorrefinaria. Princípios da produção e utilização do carvão vegetal. Processo de gaseificação. Princípios de peletização e briquetagem da biomassa lignocelulósica.  

Seminários

 5

 15

Importância e conceito de seminário. Ferramentas e técnicas utilizadas para elaboração de uma apresentação: elementos, formatos e planejamento. Fatores que interferem na apresentação: postura, contato visual, movimentação, expressão corporal, vícios de linguagem. Importância da apresentação pessoal para a imagem do profissional e da organização. Aplicação das técnicas de apresentação de seminários. 

Listar Todas Voltar