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Saneamento e Saúde Ambiental

Atualizado em 22/08/18 12:17.

Informações Gerais

Período: 10/2018 – 04/2020

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Escola de Engenharia Civil e Ambiental

Site Unidade Acadêmica responsável: https://www.eec.ufg.br/

 

Coordenadora: Profa. Dra. Katia Alcione Kopp

Telefone: (0**62) 3209-6084

E-mail:  kakopp@gmail.com

Sub-Coordenador: Amone Inácia Alves

Telefone:(62) 3209-6230

E-mail: amoneinacia@yahoo.com.br

Objetivos

O curso tem por objetivo promover o acesso ao conhecimento relacionado a práticas de saúde e saneamento junto a comunidades rurais visando qualificar profissionais para atuar em ações de promoção da saúde e segurança do saneamento em áreas rurais, estando este em consonância com os objetivos do Termo de Execução Descentralizada nº 05, de 14 de novembro de 2017 (TED 05/17) firmado entre a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a UFG/FUNAPE.

Conteúdos Temáticos

Conteúdos Temáticos  CH Teórica CH Prática Ementa
Fundamentos da EaD e ambientação digital 8   História da educação à distância; como aprender a aprender em educação à distância; características pedagógicas e tecnológicas, possibilidades e limitações dos ambientes virtuais de aprendizagem; apresentação e experimentação no uso das
ferramentas de comunicação e interação em ambientes digitais de aprendizagem;
literacias digitais.
Comunidades rurais e tradicionais e seu ambiente 70   Processos geográficos e históricos da formação das comunidades tradicionais, tais como quilombolas e ribeirinhos, bem como sua diversidade cultural, diversidade de modo de produção e sua relação com os recursos naturais; saberes populares e conhecimentos tradicionais; análise das questões referentes ao espaço geográfico de ordem política, legal e de direito e sua interface com os problemas fundiários com ênfase na distribuição dessas terras no território goiano; aspectos históricos relativos ao processo de ordenamento territorial e de construção social no campo com ênfase nos principais agentes e atores transformadores; reforma agrária e assentamentos rurais, aspectos históricos, políticas públicas e de representação coletiva frente aos movimentos sociais; assentamentos rurais e agricultura familiar: aspectos socioeconômicos da agricultura familiar e suas dimensões de gênero, geração, equidade e sustentabilidade; juventude e sucessão rural; produção familiar: experiência de gestão em cooperativas e redes de desenvolvimento local de base ecológica e novas formas de relação com o mercado; economia solidária; conceitos básicos e métodos em biologia da conservação; contextualização das principais ameaças à biodiversidade e sua implicação ao setor produtivo; preservação e recuperação de áreas de preservação permanente (APPs); Políticas de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento; bacias hidrográficas e comitês de bacias; processos participativos e integrados de gestão ambiental; princípios e processos agroecológicos; sistemas de agricultura alternativa e produção sustentável; manejo alternativo e integrado de pragas; métodos aplicados em agrossistemas; tipologia dos mercados e a sensibilidade da demanda por produtos ambientalmente sustentáveis; formas de certificação e a legislação federal que regula a agricultura orgânica e agroecológica.
Metodologia científica e do trabalho popular 60   Definição de ciência; conhecimento científico e conhecimento popular; método científico – métodos de abordagem e de procedimentos; o que é pesquisa científica; classificação das pesquisas; aspectos éticos na pesquisa científica; etapas da pesquisa; estrutura do projeto de pesquisa; normas para textos científicos e a ABNT; histórico, conceitos e princípios da Educação Ambiental; educação ambiental e o Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento (PEAMSS); diretrizes do PEAMSS; metodologias de diagnóstico participativo; temas geradores em saúde e saneamento; estratégias metodológicas participativas para ações educativas em saúde e saneamento; educomunicação; o conceito de Didática; pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da Didática; dimensões político-sociais, técnicas e humanas da Didática e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem; planejamento e avaliação educacional; articulação entre a Didática e as Didáticas específicas; metodologias de ensino; fundamentos de Educação Popular e Estratégias de ensino aprendizagem.
Promoção da Saúde em Comunidades
Rurais
90   Panorama histórico dos aspectos de saúde pública, saneamento, meio ambiente e recursos hídricos Brasil; políticas de Saúde; aspectos conceituais relacionados ao saneamento básico e ambiental, meio ambiente, recursos hídricos e saúde e doença; determinantes dos processos saúde e doença; conceitos básicos da Epidemiologia; sistemas de informação em saúde ambiental; DATASUS; noções de planilhamento e análise de dados; noções básicas de estatística descritiva; estudos de caso; projetos de intervenção; georreferenciamento em saúde e medidas de frequência em epidemiologia; principais organismos presentes nas amostras de água e os riscos à saúde; coleta, transporte e armazenamento das amostras para análises microbiológicas; normas para prevenção; avaliação e controle de infecções inerentes à contaminação; doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA); toxinas naturais de plantas e fungos e substâncias químicas; verminoses; doenças transmitidas por insetos vetores; medidas de prevenção e controle de doenças; “nutrição, bem-estar, autocuidado; tecnologias em saúde; noções de avaliação de tecnologias de gestão em saúde; tradução do conhecimento; produção de tecnologias de promoção da saúde com ênfase em segurança e saneamento rural; marco conceitual; aplicação do modelo FPEEEA na avaliação do impacto na saúde da população.
Saneamento básico rural 132   Partes constituintes do sistema de saneamento básico (água, esgoto, drenagem e resíduos); fontes de contaminação de água, solo e ar; qualidade da água; legislações específicas aos eixos do saneamento básico; competências legais para implantação do saneamento rural; técnicas de tratamento e preservação da água; tecnologias aplicadas à captação, tratamento, reservação, e distribuição de água; desenvolvimento de atividade interativa com construção de tecnologias de abastecimento de água; tecnologias para coleta, transporte e tratamento de esgoto sanitário; desenvolvimento de atividade interativa com construção das unidades de tratamento; tecnologias para coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos; desenvolvimento de atividade interativa com construção das unidades de tratamento e destinação final; tecnologias e boas práticas de projeto de drenagem; desenvolvimento de atividade interativa com construção das unidades de drenagem; marco conceitual para a implementação do Plano de Segurança da Água Potável; definição de objetivos e metas de saúde; concepção dos Planos de Segurança da Água e de Esgotamento Sanitário.

 

 

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