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Tecnologias para Gestão de Negócios

Atualizado em 22/08/18 14:33.

Informações Gerais

Período: 07/2018 – 07/2020

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica de Computação

Site da Unidade Acadêmica responsável: https://www2.emc.ufg.br/

 

Coordenador: Prof. Dr. Adriano César Santana

E-mail: adriano@ufg.br

Sub-Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Stehling de Castro

E-mail: mcastro@ufg.br.

 

Objetivos do Curso

  • Proporcionar conhecimentos atualizados aos profissionais das áreas de administração, engenharia, informática e outras, apresentando as melhores normas, ferramentas e técnicas alinhadas à prática necessária (estudos de caso) para a implementação no dia-a-dia.
  • Apresentar e exercitar processos de negócio, fornecendo uma visão orientada do mercado de trabalho, integrando a tecnologia da informação ao ambiente organizacional, por meio do uso de ferramentas baseadas em políticas, procedimentos, estrutura de documentação, técnicas estatísticas e métodos atualizados.
  • Formar e capacitar novos especialistas em gestão de negócios, capazes de trabalhar em equipe e liderar projetos e ações estratégicas, com foco na interseção entre as áreas de administração, engenharia e informática.

 

Conteúdos Temáticos

 

Conteúdo Temático

CH

Teórica

CH

Prática

Ementa
Introdução à Gestão de Negócios

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Conceitos relacionados à atual Gestão de Negócios Estratégicos. 
Gestão Estratégica de Negócios

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Conceitos de planejamento estratégico. Ambiente de mudança e suas forças. A importância do planejamento. Definição e posicionamento competitivo. O processo estratégico. Implementação de estratégias. Modelo SWOT. Modelos de porter – análise estrutural de indústria. Cadeia e sistema de valor. Estratégias competitivas genéricas. Fatores críticos de sucesso. Vetores estratégicos. Balanced Scorecard (BSC). Enterprise Resource Planning (ERP).
Gerenciamento de Projetos

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Introdução à Iniciação de Projetos: Contextualização e Conceito. Processos de Planejamento, Execução, Monitoramento/Controle e Encerramento de Projetos. As áreas do conhecimento: Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisição e Integração. Conceitos e entendimento da necessidade do uso de ferramentas de apoio. Conhecimento e prática em projetos reais com MS Project Pro 2016.
Gestão de Talentos Humanos

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A Disciplina discute conceitos e ferramentas de gestão estratégica de pessoas, indicadores de desempenho e gestão por competências. Aborda tópicos de desenvolvimento organizacional e de pessoas: aprendizagem individual, desenvolvimento de estilos de liderança, gestão da mudança e fatores humanos da qualidade, incluindo o erro humano. Coaching & Mentoring. Motivação x entusiasmo.
Diagnóstico Organizacional e Consultoria

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Fundamentos, ferramentas e processos de diagnóstico organizacional. Histórico e conceitos gerais gestão e consultoria, perfil do consultor (CHA), Janela de Johari, processo de mudança e pessoas, consultor interno e consultor externo – diferenças e similaridades, o processo de consultoria suas fases e etapas, ferramentas e técnicas de consultoria, e aprendizado e atualização do consultor.
Modelagem de Processos Estratégicos

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Administração empresarial por processos. Conceitos gerais de gestão de processos. Histórico, definição e funcionalidades. Classificações e exemplos. Workflow nas organizações, mostrando os benefícios, os desafios e a reengenharia de processos de negócios. As tendências de mercado. Business Process Management (BPM).
Gestão do Tempo e Produtividade

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O enfoque da disciplina é oferecer aos alunos conhecimentos teóricos, bem como ferramentas práticas e eficazes de gestão e otimização do tempo em atividades pessoais e profissionais, com ênfase no aprimoramento de resultados. No final do curso, espera-se que o aluno esteja apto a identificar e direcionar o principal foco em rotinas, priorizando ações mais importantes, organizando, delegando e otimizando seus recursos quanto ao uso do tempo em atividades diárias, tanto na vida pessoal quanto na carreira ou nos negócios. 
 Análise de Conjuntura Econômica

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Compreender as variáveis macroeconômicas fundamentais, assim como as políticas econômicas que influenciam a gestão de negócios. O processo inflacionário brasileiro; A discussão de análise de cenários econômicos que definem as expectativas de negócios; As diversas estruturas de mercado; A evolução institucional e o papel da moeda e do crédito; A economia brasileira (ponto de vista teórico e histórico recente).
Engenharia Econômica e Financeira

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Juro simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Descontos simples e compostos. Amortização de empréstimos. Conceitos de equivalência e fluxo de caixa. Valor presente líquido. Taxa interna de retorno. Payback (simples e descontado). Taxa de atratividade (custo de oportunidade). Montagem de fluxo de caixa de projetos. Avaliação de fluxo de caixa pelos métodos do valor presente líquido. Análise de sensibilidade. 
Custos e Formação de Preço

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Gestão de custos e da formação de preços de venda com o intuito de condicionar o processo de reflexão sobre a importância dos custos na gestão de negócios. Para tanto, serão abordadas aspectos da terminologia dos custos, do comportamento dos custos, da relação custovolume-lucro, dos custos fixos, do lucro e da margem de contribuição, da análise do ponto de equilíbrio, das diferentes modalidades de custeio, da formação do preço de venda e da análise dos custos e preços dos concorrentes. 
Análise de Riscos Corporativos

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Conceito de risco. Tipos de Risco. Risco de um projeto. Mensuração do risco corporativo. Avaliação do risco corporativo. Gerenciamento do risco corporativo
Business Intelligence

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A empresa inteligente. Conceitos básicos de gestão do conhecimento. O processo de gestão do conhecimento. Tecnologias de informação de suporte à inteligência empresarial. Análise de fontes de Informações: sistemas legados, ERP, CRM e outros. Análise e exploração de dados. Tecnologias OLAP e Data Mining. Análise de dados na web. Projetos de desenvolvimento de aplicações em BI. 
Negócios em Mídias Digitais

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O uso da internet como mecanismo de marketing. Como fazer marketing na internet. O uso das mídias sociais. Aplicações de negócios eletrônicos. Fatores geradores de negócios na Web. Tecnologias disponíveis. Modelos de Negócios on-line. Portais e Parcerias. Propaganda na Internet. Segurança de transações. A Internet apoiando o Marketing Direto. Tendências futuras.
Gestão do Direito Eletrônico

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Introdução ao Direito. Os novos paradigmas jurídicos oriundos da revolução informacional. Propriedade Intelectual: o Direito Autoral e a Propriedade Industrial. Certificação Digital. Marco Civil da Internet e regulamento. 
 Inteligência da Execução

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Os desafios de unir pessoas, estratégias e operações. Procurar identificar e posicionar as pessoas certas nos lugares certos, implementando a estratégia; ligando-as ações e processos operacionais
Inteligência Competitiva em Negócios

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Inteligência competitiva: fundamentos conceituais. Panorama atual. Ciclo da inteligência competitiva. A inteligência competitiva no desenvolvimento estratégico de negócios. Implementação da Inteligência Competitiva.
Gestão e Controladoria no Excel

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Excel e planilhas eletrônicas aplicadas a gestão: como criar do zero uma planilha para tomada de decisão. Organização dos Dados: como montar uma planilha funcional e apta para apresentações de resultados. Gráficos de gestão (Pareto, Espinha de peixe e Cascata). Criação de Painel e Telas: Gráficos em Dashboard com Excel. Principais funções. Painel de indicadores (utilizando Mini-Gráficos, Hyperlink e Tabela Dinâmica). Criação de DRE com Excel. Gerenciamento de dados externos: manipulando planilhas e conexões).
Compliance e Governança Corporativa

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Conceitos, valores, missão, objetivos e metas da Governança Corporativa. Códigos de Governança Corporativa. Fiscalização no processo de governança. Compliance. Governança em Tecnologia da Informação.
 Inovação e Empreendedorismo

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Inovação, Criatividade, Conceito de Empreendedorismo, Identificação e avaliação de oportunidades, Comportamento empreendedor, Design Thinking e Lean Startup, Plano de negócios, Canvas, Trabalho prático com o Pitch e Encerramento.
Aplicações e Negócios em IoT

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Conceitos básicos. Cadeia de valor. Aplicações variadas de IoT. Modelo de informação em IoT. Framework de modelo de negócio para IoT. Ferramentas de análise de dados em IoT. Plataformas LPWAN (Low Power Wide Area Network). Kits de desenvolvimento. Estudos de caso. Workshop de projetos em IoT
Coaching Estratégia Gerencial 

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Conceitos básicos de Coaching. Principais aplicações do Coaching. História e evolução do Coaching. O Coaching aplicado nas organizações. Coaching e Liderança. O líder Coach. Como acessar e desenvolver a liderança. Técnicas para lidar com o stress na liderança de equipe. O impacto das diferentes gerações na liderança. O poder do hábito na vida das pessoas. Ferramentas de Coaching para o desenvolvimento de líderes. Exercícios práticos de ferramentas de Coaching.
Jogos de Empresas e Negócios

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Desenvolver junto às equipes de alunos, desafios empresariais que provoquem o aprendizado para tomada de decisão e espírito de grupo. Proporcionar aos alunos a compreensão dos conceitos de base de estratégia empresarial (conceitual e prático). Proporcionar a compreensão gerencial para a identificação e seleção de métodos, técnicas e ferramentas necessárias ao marketing, produto, finanças e recursos humanos contemporâneo.
Gestão de Carreira e Marketing Pessoal

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O mundo do trabalho: de onde viemos e para onde vamos? Autoconhecimento e gestão de carreira; fatores pessoais que influenciam no desenvolvimento da carreira: comunicação/Storytelling e assertividade; marketing pessoal e marca pessoal; mídia digital.
Tópicos Aplicados à Gestão de Negócios

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Algum(ns) assunto(s) de momento ligado(s) à Gestão de Negócios. 
Metodologia Científica

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Natureza da ciência e da pesquisa científica. Papel da teoria na pesquisa científica. Etapas de uma pesquisa científica. Diferentes tipos de pesquisa científica: pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa (levantamento e pesquisa experimental), pesquisa qualitativa (estudo de caso, etnografia, pesquisa-ação). Formas mais usual de coleta de dados: dados secundários, documentos, questionários, escalas, entrevistas, observação.

 

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