Weby shortcut

Treinamento de Força

Atualizado em 23/08/18 09:20.

Informações Gerais

Período: 09/2018 – 03/2020

Regional: Goiânia

Unidade Acadêmica responsável: Faculdade de Educação Física e Dança

Site Unidade Acadêmica responsável: https://fefd.ufg.br/

 

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Alexandre Vieira

E-mail: vieiraca1@uol.com.br

Sub-Coordenador: Prof. Dr. Mário Hebling Campos

E-mail: mariohcampos@gmail.com

Telefone: (0**62) 3521-1787

Objetivos

• Aprofundamento, atualização e aperfeiçoamento de saberes e técnicas diretamente relacionados ao treinamento de força.
• Formação multidisciplinar, que possibilite o conhecimento e compreensão de diversos aspectos relacionados ao treinamento de força.
• Capacitação para o ingresso em Programas de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física e áreas correlatas.
• Estimular a produção de conhecimento, a interação entre pesquisadores e o fortalecimento dos grupos de pesquisa em Biodinâmica da Faculdade de Educação Física.

Conteúdos Temáticos

Conteúdos Temáticos CH Teórica CH Prática Ementa
Treinamento de força e pesquisas científicas 4   Novas perspectivas científicas sobre o treinamento de força. Apresentar o panorama nacional e internacional das pesquisas científicas relacionadas ao treinamento de força.
Adaptações Cardiovasculares induzidas pelo Treinamento de Força 10 5 Fisiologia do sistema cardiovascular, respostas e adaptações fisiológicas ao exercício aeróbio. Métodos de avaliação do desempenho aeróbio
Adaptações Neuro-musculares induzidas
pelo Treinamento de Força
10 5 Fisiologia do sistema neuro-muscular, respostas e adaptações fisiológicas ao treinamento de força.
Bioquímica e Exercício 15   Metabolismo aeróbico: ácidos graxos, respiração celular e fosforilação oxidativa; espécies reativas de oxigênio; papel dos aminoácidos no metabolismo oxidativo. Bioquímica da contração muscular: metabolismo anaeróbico (fosfocreatina e glicogênio). Aspectos bioquímicos da ação hormonal e integração metabólica.
Biomecânica 20 10 Anatomia e Cinesiologia da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores. Exercícios de estabilização da coluna vertebral. Biomecânia da Postura. Métodos de avaliação postural. Técnicas de Levantamento de cargas. Biomecânica aplicada aos exercícios de musculação. Biomecânica das técnicas esportivas. Métodos de análise Biomecânica do Movimento Humano: Eletromiografia. Cinemetria. Dinamometria. Antropometria.
Nutrição e Exercício 25 5 Aspectos nutricionais e funcionais dos alimentos. Determinantes do comportamento alimentar, transtornos alimentares e suas consequências à saúde. Aspectos nutricionais aplicados ao treinamento de força: suplementação, desempenho e saúde.
Bases Científicas do Treinamento de Força 20 10 Estudo sobre os avanços científicos do treinamento resistido voltado para a hipertrofia muscular analisando princípios básicos como: fisiologia muscular, adaptações morfológicas, volume e intensidade de treino (séries, repetições, intervalo de recuperação, entre outras), métodos de treino e elaboração do treinamento.
Medidas e avaliação aplicadas ao treinamento de força 10 5 Apropriar-se dos conteúdos teóricos e metodológicos relacionados à produção de conhecimentos vinculados aos conteúdos da cineantropometria, e suas interfaces com o treinamento de força.
Treinamento de força aplicado a populações especiais 60 15 Programas de treinamento de força para populações especiais. Efeitos dos exercícios aplicados à crianças, jovens, adultos, idosos, câncer, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
Treinamento de força: corpo, saúde e estética Força 10 5 Estudos sobre saúde, estética e trabalho e suas relações com o treinamento de força, tendo o corpo como elemento articulador. Concepções estéticas e beleza e suas implicações para a saúde e para o trabalho do professor.
Metodologia da Pesquisa Científica 30 15 Apresentação e análise dos projetos de pesquisa. Discussão sobre os fundamentos teóricometodológicos de cada projeto e suas relações com a área de investigação. Adequação às diretrizes e normas para elaboração de trabalhos científicos. Redação Científica. Recursos para pesquisa em bases de dados
Bioestatística 10 5 Conceitos básicos de Estatística. Planejamento de estudos na área da saúde. Análise descritiva de dados. Probabilidade e aplicações. Modelos probabilísticos e aplicações. Inferência estatística. Testes de significância para comparar dois grupos. Intervalos de confiança para comparar dois grupos. Noções sobre técnicas estatísticas extensivamente usadas na área da saúde.
Tendências atuais relacionadas ao
treinamento, desempenho e saúde
30 15 Novas perspectivas científicas sobre o treinamento voltado para crianças, jovens, adultos e idosos, bem como populações especiais, no âmbito da saúde ou do desempenho.

Gestão aplicada ao treinamento personalizado

10 5 Captação e gestão de clientes, estratégias de negócios, relação interpessoal e retenção de alunos, contratos e prestação de serviços, estrutura financeira e ferramentas tecnológicas.

 

Listar Todas Voltar